Blog

Saúde da Gestante: 5 cuidados que você precisa conhecer

 

A saúde da gestante é fator determinante para o bem-estar tanto do bebê, quanto da mulher. Por isso, é importante começar os cuidados antes mesmo de engravidar, mantendo o peso equilibrado, abandonando vícios e preparando o corpo.

Como são muitas mudanças no organismo feminino, transformações no corpo e alterações hormonais, estar preparada é garantir resultados positivos antes, durante e depois do parto.

Técnicas de relaxamento, reestruturação alimentar, vacinas… Existe muito o que fazer durante as mais de 37 semanas de gravidez. Por isso, separamos algumas dicas para você, futura mamãe.

Cuidados para saúde da gestante

saude na gestaçãoVACINAS EM DIA

É muito importante manter o cartão de vacinação sempre atualizado. Especialmente nesta época da vida, já que vacinas são a forma mais eficaz de prevenir e combater certas doenças. As imunizações fundamentais são: rubéola (no mínimo, três meses antes de engravidar), difteria, hepatite B, coqueluche dTpa, tétano, sarampo e gripe. Em sua primeira visita ao obstetra, não esqueça de levar sua carteirinha de vacinação.

CARDÁPIO NOVO

Adotar uma alimentação equilibrada, além de controlar o ganho daqueles quilinhos extras, ajuda a prevenir alguns problemas de saúde da gestante. Abuse de alimentos ricos em vitaminas e minerais, carnes magras, verduras e legumes.

Carnes mal passadas, peixes crus e alimentos pasteurizados precisam ser evitados, pois são potenciais transmissores de bactérias. Já o consumo de sal deve ser reduzido para controlar a pressão arterial e evitar o desenvolvimento da pré-eclâmpsia.

MOVIMENTE-SE

A frase é clichê, mas válida: gravidez não é doença. Então, se não houver contraindicações obstétricas, nada de parar as atividades físicas! Fazer exercícios diminui dores lombares e no quadril, reduz alterações ósseas e posturais. Além disso, fortalece a musculatura, melhorando a preparação do seu corpo para dar a luz e acelerando o processo de recuperação pós-parto.

DESÇA DO SALTO

Usar saltos altos prejudica a coluna. Além disso, não são nada confortáveis, especialmente durante a gravidez, já que seu ponto de equilíbrio também muda conforme a barriga vai crescendo. Dê preferência a sapatos confortáveis, de base larga e salto baixo.  Isso ajuda a evitar o inchaço, diminuindo as chances de quedas.

AMAMENTAÇÃO

Nesta fase devem permanecer os cuidados com a alimentação, inclusive, aumentando a ingestão de água, que ajuda na produção do leite. Outra dica importante é deixar as mamas resistentes. Para isso, tome sol diretamente nos seios uma vez por semana, durante 15 minutos. A saúde que a mamãe deve ter durante a gravidez vai afetar positivamente a saúde do seu filho por toda a sua vida. Sendo assim, todo cuidado é essencial. Quer saber mais sobre saúde da gestante? Acompanhe a ProSport nas redes sociais!