Blog

Vem pedalar: 5 razões para você andar de bicicleta

 

Sem dúvidas, andar de bicicleta traz vários benefícios para sua saúde. Seja como meio de transporte, para passear ou na academia, a bike pode transformar sua saúde física e mental. Então vamos te dar 5 motivos para você começar a pedalar hoje mesmo!

Por que andar de bicicleta?

Porque andar de bike pode trazer benefícios para seu corpo, sua mente e sua saúde de uma maneira geral. Além disso, praticar essa atividade física é muito prazeroso. Então, confira esses benefícios.

Você vai ter uma mente mais saudável

Andar de bicicleta aumenta os níveis de endorfina, hormônio responsável por regular a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando sensações de bem-estar e prazer.

Dessa forma, condições de saúde mental, como ansiedade, estresse e depressão podem ter efeitos reduzidos, deixando sua mente sã e seu dia a dia mais leve.

Você emagrece

Se você quer perder peso, a bicicleta pode ser uma ótima aliada. Pedalar é um exercício que acelera o metabolismo. Por isso, você acaba queimando calorias muito mais rápido, evitando o acúmulo de gordura no organismo.

Além disso, andar de bike fortalece músculos, fazendo com que seu volume de massa magra aumente e, se combinada com um plano alimentar saudável, os resultados são ainda melhores

Andar de bicicleta aumenta seu fôlego

Essa é uma das vantagens que você vai perceber os efeitos mesmo quando não estiver pedalando, mais precisamente quando for encarar muitos lances de escada ou precisar subir um morro, por exemplo.

Isso porque a bicicleta provoca uma frequência cardíaca maior. Por isso, exige muito oxigênio, o que faz com que você exercite sua respiração e treine seu pulmão para aguentar atividades mais intensas.

Você fortalece seus músculos com bicicleta

Um dos maiores benefícios de pedalar é que você vai fortalecer seus músculos da perna, o que é ótimo para a mobilidade de quadris e joelhos. Aos poucos você vai perceber uma melhoria no tônus muscular das pernas, coxas e quadris.

Outro ponto positivo é que você também vai aperfeiçoar sua coordenação motora e seu equilíbrio, já que esse é um dos poucos esportes que trabalha quase todos os grupos musculares do seu corpo.

Você vai reduzir as chances de ter doenças

Uma das melhores maneiras de reduzir o risco de problemas de saúde é andando de bicicleta. O exercício ajuda a reduzir o colesterol, controlar a glicemia e melhorar a circulação sanguínea, regulando a pressão arterial.

Isso porque se feito regularmente de maneira moderada, deixa as células imunes mais ativas, assim elas estão sempre aptas para combater uma infecção.

O melhor de tudo é que pode ser praticado por praticamente qualquer pessoa, já que afeta pouquíssimo as articulações. Afinal, quem recebe primeiro as pancadas é a bicicleta, o que diminui o impacto, principalmente nos joelhos e pés.

Agora, se você já é profissional de ciclismo, uma dica é conhecer o Pro Bike. Esse programa foi desenvolvido especialmente para quem busca melhor rendimento ao pedalar. Realizado pelo médico do esporte e pelo cardiologista, o programa conta com:

  • consultas médicas
  • realização de ergoespirometria com lactato na wattbike,
  • 4 sessões de avaliação específica
  • treinamento na bicicleta
  • avaliação de composição corporal através da Bioimpedância

Nesse vídeo o Kadinho, especialista no assunto, fala um pouco mais sobre como a bike pode te ajudar a conquistar uma vida mais saudável e plena. Confira!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ProSport (@prosportjf) em

Viu como andar de bicicleta pode ter inúmeras vantagens para você e sua saúde?! Se você quer saber mais sobre os benefícios da bike e como ela pode te dar mais qualidade de vida, entre em contato, vamos conversar!

Veja também

5 casos de sucesso da ProSport.

Avaliação Biomecênica 3D: longe de lesões, perto da performance.

Dietas milagrosas, restritivas e outras modas.