Blog

Quais os benefícios do Pilates para a sua Saúde?

Você conhece todos os benefícios que a prática do pilates traz para a sua saúde? Já adiantamos que são inúmeros, a prática desse exercício pode te ajudar de muitas maneiras. 

O Pilates é um método de condicionamento físico que desenvolve o corpo uniformemente, criado por Joseph H. Pilates, o qual definia sua técnica como a “completa integração entre corpo, mente e espírito”. 

A sua fundamentação e prática é baseada em seis princípios básicos: 

  • Concentração
  • Centralização 
  • Respiração
  • Controle
  • Fluidez 
  • Precisão.

O método já é bastante conhecido em todo mundo, e se tornou popular por impactar de forma muito além do “estilo de vida saúdavel”.

Para que serve o Pilates?

O pilates é muito útil para quem deseja aperfeiçoar a musculatura corporal, evitar doenças cardiovasculares, eliminar o estresse ocasionado pela correria do dia a dia, emagrecer, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação motora, prevenir fraturas ocasionadas pela osteoporose, melhorar concentração e amenizar dores.

O mais legal e importante da modalidade é que ela é feita de forma totalmente personalizada, o método não é um conjunto de exercícios prontos e generalizados. Ele consiste em observar o seu aluno e perceber quais são suas necessidades e assim adaptar os exercícios para alcançar o resultado necessário.

Assim, o instrutor tem por obrigação analisar os sinais que o corpo do aluno está dando e a partir de então planejar e desenvolver um conjunto de exercícios que propiciem a integração de mente, corpo e espírito. 

Essa integração é muito importante no Pilates, pois só assim o indivíduo é capaz de ter o controle completo do próprio corpo.

O papel do Pilates na saúde da mulher

Na saúde da mulher, em especial. O Pilates tem vários benefícios como: amenizar sintomas típicos da variação hormonal, seja na gravidez, menopausa, pós-menopausa ou sintomas de TPM. 

Também ajuda a aliviar efeitos físicos e emocionais dessas fases e melhorar o funcionamento dos órgãos pélvicos e extra pélvicos, tais como a bexiga, as trompas, útero e intestino, melhorando o equilíbrio hidroeletrolítico (fluidez entre os líquidos corporais) e as condições hemodinâmicas (fluxo sanguíneo).

Durante o período de gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e hormonais que necessitam de uma atenção maior nos cuidados com a saúde, essas mudanças podem gerar dores e desconfortos para a mãe. 

Para evitar incômodo, o pilates é um grande aliado nessa fase, amenizando as grandes alterações estruturais e proporcionando benefícios.

Conheça o programa de Pilates da ProSport

A nossa clínica possui programas individualizados e personalizados para quem quer praticar Pilates. 

Se você sente dores nas costas, tem lesões ortopédicas, artrose ou quer prevenir lesões, recuperar ou ter mais mobilidade ou, ainda, melhorar sua performance esportiva, na ProSport você recebe tratamento especializado com atendimento integralizado entre a equipe.

Quer saber mais sobre o nosso programa, clique aqui e conheça todos os detalhes. 

Saúde também no Instagram e Youtube

Nossa equipe entende que a melhor maneira de cuidado é a prevenção. Hábitos saudáveis e um estilo de vida com boa alimentação e atividade física regulares são nossos pilares e a sua saúde é nossa prioridade!

Por isso, no nosso Instagram contamos com conteúdos de dicas e informações sobre assuntos variados dentro das nossas especialidades e campos de atuação.

Você pode conferir na hora que quiser, pois estão todas salvas no nosso Feed. Não deixe de nos seguir no Youtube também!