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Preparação para maratona: pré e pós-prova

 

A corrida é um dos esportes que mais cresce no mundo. São muitos os adeptos dessa atividade física e um reflexo dessa adesão é o aumento e popularização das chamadas corridas de rua, provas e competições. Atletas amadores e/ou profissionais participam de maratonas e meia maratonas em todo Brasil.

Por isso, é comum as dúvidas aparecerem. Você sabe como se preparar para uma maratona? Quais os cuidados que deve ter após a prova? Quer saber dicas sobre o assunto? Então, esse post pode te ajudar!

Preparação de uma maratona

A preparação para uma maratona começa bem antes da prova. Não basta simplesmente praticar corrida com frequência. Essa é uma prova de nível avançado e precisa de alguns cuidados especiais. Por isso, é bom ficar atento a alguns fatores fundamentais.

Orientação médica e exames

Contar com a ajuda profissional significa não somente prevenir o risco de lesões ou complicações na saúde, mas também ganho de performance e de melhores resultados. Uma equipe multidisciplinar é o mais indicado, pois contará com a análise de médicos do esporte, fisioterapeutas, nutricionistas e ortopedistas, por exemplo.

Em primeiro lugar, a orientação médica verificará se a saúde do participante o permite passar por esse período de preparação. Além disso, serão avaliados uma série de fatores, por meio de exames específicos, para que prevenção e performance possam caminhar juntas.

Ou seja, o médico do esporte e a equipe multidisciplinar ajudam não só a completar a prova, mas a completar bem.

Cuidados com a Alimentação

Se você é esportista profissional ou de final de semana sabe a importância da alimentação. E no caso dessa competição, é preciso atenção redobrada!

A nutrição contribui muito para a fase preparatória da maratona. Ajustes na alimentação diária contribuem para que você dê conta da planilha de treino, com uma boa formação de energia e recuperação.

Além disso, criar um programa alimentar para a prova é de extrema importância para que o participante consiga cumprir suas metas, mantendo a saúde em equilíbrio.

Cautela nos treinos

Treinar em excesso não é o caminho mais apropriado para ter um bom resultado. Reconhecer o limite do seu organismo e ter um acompanhamento profissional são fundamentais no planejamento físico.

É importante traçar o perfil do atleta, conhecer o seu histórico na corrida e seus objetivos. A partir disso, começa o processo de planejamento e periodização dos treinos. Dentro dessa rotina é muito importante ter atividades de fortalecimento muscular. Por exemplo, musculação, funcional voltado para corrida ou até mesmo pilates.

Com isso, evita-se os riscos de lesões ou problemas de saúde antes e durante a maratona, garantindo que o organismo do participante esteja preparado para a competição de uma forma saudável.

Recuperação pós-maratona

Pensa que após a prova acabaram os cuidados?! Errou. Depois de participar de uma maratona é preciso dar continuidade com o processo de recuperação. Cuidar da alimentação, do descanso da musculatura e ter treinos específicos para não perder qualidade e eficiência ajudarão a manter seu organismo saudável.

Na ProSport há um serviço adequado para a recuperação osteomuscular, o Recovery. O procedimento inclui uma banheira de hidromassagem com água quente, uma banheira esportiva de crioimersão, bota de compressão pneumática, além de uma maca de atendimento com fisioterapeuta para realização de liberação miofascial.

Nessa recuperação são utilizados equipamentos profissionais, com destaque para o TheraGun®. Além disso, o Recovery é complementado com um suco nutritivo especialmente desenvolvido por nossas nutricionistas.

Além de ser excelente para pós-maratona, o Recovery também traz benefícios para o processo de preparação. Ele pode ser utilizado durante o período de treinos, trazendo ganhos para atleta profissional ou amador.

Agora que você já sabe sobre o pré e pós-maratona, quer começar a sua preparação? Fale com a equipe da ProSport.