Blog

Orientação possibilita que o esporte seja sinônimo de saúde e bem estar

Aliar o esporte e a atividade física para potencializar a saúde e bem-estar é o melhor caminho que podemos tomar. Porém, a falta de orientação profissional capacitada, torna o que seria um benefício, um risco. Sempre é necessário reforçar a importância de se fazer avaliações antes da atividade física, esportiva e até mesmo de lazer.
Nesta avaliação são analisados aspectos importantes preditivos a algumas lesões, como: histórico de lesão ortopédica, frequência e intensidade da atividade praticada, capacidade física para realizar aquele tipo de atividade proposta.

A cada dia caminhamos para buscar qualidade dos movimentos exigidos especificamente por cada uma das modalidades. Alguns exames podem ser solicitados e realizados pelo fisioterapeuta, como testes de força, avaliação dos movimentos, testes de saltos, valências físicas e equilíbrio muscular. Estes exames fornecem dados valiosos para que o fisioterapeuta possa direcionar o praticante na condução da melhor forma de dar início às atividades sem gerar sobrecargas para os músculos e articulações, aprimorando a qualidade das atividades e diminuindo os riscos de lesões.

Quando se trata de performance, essas avaliações ocorrem em pré temporadas ou até mesmo durante a temporada, o que nos dá a certeza que uma boa avaliação é o primeiro passo a ser dado em busca de desempenho e na prevenção das lesões.

Procure um fisioterapeuta de confiança e conheça sua capacidade para a prática desejada. Com isso, terá mais saúde e bem-estar com a sua prática esportiva.