Blog

O que fazer antes de começar um novo exercício

A prática de atividade física, seja ela de alto rendimento ou visando melhora na qualidade de vida, tem se tornado cada vez mais comum no cenário mundial e em nossas vidas.

 

Porém, juntamente dessa necessidade e o início das práticas, o que se tem visto em grande escala são as lesões no sistema musculoesquelético devido às grandes demandas físicas impostas pelos treinamentos e competições.

 

A atuação dos profissionais da fisioterapia tem se tornado crucial na prevenção do aparecimento, progressão e recidivas dessas lesões. A sistematização de procedimentos de avaliação e o conhecimento sobre os mecanismos de lesão em cada atividade praticada, são atuações importantes de cada profissional envolvido nesse processo.

 

A avaliação prévia objetiva triar o estado de saúde, avaliar o nível de condicionamento, identificar fatores biomecânicos que possam vir a predispor lesões, identificar condições tratáveis que possam interferir ou prejudicar a participação da pessoa e planejar intervenções que levem à melhora no desempenho da pessoa antes do início dos treinamentos. Os resultados obtidos nos testes aplicados servem para um melhor planejamento dos treinamentos visando proteger o atleta.

 

As características a serem avaliadas podem ser:

– Amplitude de movimento;

– Assimetria anatômica;

– Estabilidade do CORE;

– Controle neuromuscular;

– Força Muscular;

– Rigidez articular e muscular;

– Alinhamento biomecânico;

– Flexibilidade;

 

Além de identificar risco na atividade praticada, é necessário que a avaliação pré-participação inclua testes que guiem o planejamento do programa preventivo, já que o principal objetivo desses testes são prevenir futuras lesões e não somente identificar seu potencial aparecimento.

 

Somado a isso, alguns testes funcionais podem servir para auxiliar no tratamento fisioterapêutico, na recuperação funcional após lesões e também para verificar se a pessoa já está apta para o retorno ao esporte bem como para a alta fisioterapêutica.

 

Entender a avaliação dinâmica como uma demonstração de equilíbrio entre os músculos durante o teste é de suma importância.

Quer começar o ano tirando as metas do papel? A gente te ajuda com o Desafio #PRO!

Clique no link abaixo para saber mais e participar!

Quero participar do desafio!