Blog

Liderança em tempos de crise: um bate-papo com Bernardinho

 

Uma carreira brilhante dentro e fora das quadras, dono de um estilo único e de uma liderança marcante, Bernardinho é um dos maiores nomes da história do vôlei mundial e um dos maiores medalhistas olímpicos do país. São 7 medalhas em 9 participações, atuando como jogador e também como treinador das seleções feminina e masculina.

Com a pandemia do coronavírus e a necessidade da quarentena e do distanciamento social, nós da ProSport lançamos uma série especial de lives no Instagram, falando sobre assuntos pertinentes ao momento. E o nosso primeiro convidado foi o multicampeão olímpico, que falou sobre a importância de liderar em tempos de crise.

No bate-papo ouvimos sobre as suas lições de vida, e como podemos levar valores importantes do esporte para superarmos os desafios do COVID-19. Bernardinho ressaltou a importância de valorizar as pessoas e manter a disciplina e a persistência em momentos difíceis.

 

Equilíbrio entre saúde física e mental

 

Durante a conversa, Bernardinho destacou a importância de valorizarmos a nossa saúde física e mental: mesmo em casa é importante criarmos uma rotina de exercícios e atividades.

Aproveitar o tempo livre para ler livros, fazer cursos, consumir podcasts e filmes também é muito importante para buscar um equilíbrio necessário para controlar a ansiedade.

 

Trabalho, disciplina e foco

 

O ex-treinador também ressaltou que não existem momentos bons que durem para sempre e que o mesmo pensamento serve para momentos difíceis e que devemos focar nas variáveis que somos capazes de controlar.

Por isso é muito importante manter o foco e a disciplina dentro das nossas atividades. É um período em que precisamos nos manter produtivos para o nosso crescimento pessoal e também profissional.

 

Liderança pelo exemplo

 

Bernardinho também é escritor, e entre as suas publicações está o livro: Transformando Suor em Ouro. A obra mostra o caminho que o autor percorreu desde jogador reserva a técnico campeão olímpico, destacando o desenvolvimento de habilidades fundamentais para conquistar e liderar.

A liderança, segundo o escritor e ex-treinador, é um processo que precisa ser conquistado em etapas, e que requer: responsabilidade, disposição e comprometimento com o certo, independentemente da situação. Ele ressalta também, que este é um momento de surgirem novos líderes que abracem a nossa atual situação e que mostrem, através do exemplo, que é possível reverter um momento de extrema dificuldade.

 

Confira na íntegra o bate-papo no nosso canal do Youtube:

Assista também:

Futebol, carreira e saúde: um bate-papo com Zico

Inovação e empreendedorismo: Um bate-papo com Gustavo Caetano, CEO da SambaTech

 

Siga o nosso Instagram e acompanhe a nossa programação completa de lives!