Blog

Hipertensão e Atividade Física combinam?

 

Ao contrário do que muita gente pensa, praticar atividades físicas não só ajuda a prevenir a hipertensão, como também é um ótimo tratamento no controle da pressão alta. Mas, existem alguns cuidados que precisam ser tomados. Continue lendo para entender melhor!

O sedentarismo influencia diretamente na hipertensão, já que enrijece as artérias, dificultando o fluxo sanguíneo. Isso pode, inclusive, lesar diversos órgãos como rins, coração e cérebro.

Exercícios físicos funcionam como uma espécie de tratamento da hipertensão, pois além de combater a obesidade e melhorar o metabolismo, também trabalham grandes grupos musculares, diminuindo a resistência dos vasos à passagem do sangue. Com isso, eles auxiliam a reduzir a pressão arterial.

Exercícios para quem tem hipertensão

Quando o assunto é hipertensão, as atividades físicas atuam como um “remédio”. Antes pensava-se que os exercícios aeróbicos eram mais indicados. Mas, hoje, já há a comprovação de que outras atividades também auxiliam no controle da hipertensão.

Tanto exercícios aeróbicos ou de resistência – como caminhada, corrida, natação e bicicleta – quanto os exercícios de força – como musculação e pilates – são bons para o tratamento da hipertensão. Depois de uma sessão de força, como musculação, por exemplo, os níveis de pressão arterial se mantem mais baixos por cerca de 24 horas. Ou seja, o exercício atua em prol da saúde do hipertenso.

Mas cuidado! Nada de exageros, pois o excesso pode ser prejudicial. É importante saber a intensidade e a periodicidade com que o exercício deve ser realizado, levando-se em conta as características de cada pessoa. Por isso, o acompanhamento de uma equipe especializada é muito importante, dando toda a orientação necessária.

Cuidado!

Durante a prática de atividades físicas sua pressão arterial é naturalmente elevada. Por isso, se você tem hipertensão, é preciso ter alguns cuidados e precauções.

O primeiro deles é fazer um check-up e consultar um médico especializado. Ele irá fazer a análise da sua rotina, situação atual e estrutura física. Além disso, vai avaliar qual esporte ou exercício você poderá realizar com segurança.

Outro ponto importante é fazer treinos com o acompanhamento de um profissional especializado. Ele saberá qual a intensidade e dose correta para não elevar demais a pressão e sobrecarregá-la.

Na ProSport temos profissionais capacitados que podem fazer as avaliações com segurança, conforto e eficiência. Além disso, temos o treinamento monitorado por uma equipe multiprofissional em saúde, o que garante melhores resultados aos pacientes.

Quer saber mais como podemos te ajudar? Marque sua consulta clicando aqui.