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Os melhores exercícios para a Terceira Idade

 

Quando você pensa em terceira idade imagina vovós e vovôs tricotando e jogando dama? Nada disso! Está cada vez mais comum ver pessoas acima dos 60 anos praticando atividade física e até se aventurando em esportes radicais. Por isso, separamos os melhores exercícios para a terceira idade.

Além disso, manter-se ativo na terceira idade ajuda a prevenir várias doenças, melhora o sono, reduz o risco de depressão, doenças do coração, diabetes, problemas ósseos e câncer e ainda proporciona uma vida mais longa e feliz.

Veja alguns exercícios para terceira idade

As atividades podem ser das mais leves e moderadas a um pouco mais pesadas, dependendo da capacidade e condicionamento físico de cada um. Os melhores exercícios para a terceira idade são:

  • natação
  • caminhada/corrida
  • dança
  • bicicleta
  • hidroginástica
  • musculação
  • yoga e pilates

Além de auxiliar na saúde física e mental, a prática regular de atividades físicas para idosos também ajuda na melhora da qualidade de vida, uma vez que se pode fazer novos amigos, por exemplo.

A qualidade de vida acontece das mais diversas formas: realizando atividades físicas, o corpo libera a serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar e prazer.

Outro fator muito benéfico é o aumento da autoestima, já que uma maior segurança na capacidade física é adquirida, além de haver maior superação de seus limites.

Antes de começar

Nessa etapa da vida, o corpo sofre diversas alterações. Tanto homens quanto mulheres, passam a sentir mais dores e cansaço e há uma maior rigidez dos músculos. Por isso, o ideal é que antes de começar você consulte um médico.

Passar por uma avaliação médica vai garantir que a prática do exercício físico seja benéfica e duradoura. O médico irá avaliar suas condições físicas e poderá auxiliar na escolha da atividade mais indicada para você.

Então, não importa a idade, o importante é se mexer!