Blog

Ergoespirometria: entenda para quê serve

VAMO COMEÇAR A CORRER ENTÃO?

“VAMO!”

E você já conhece seu limite? 

“Eu não tenho limites!”

UEEEPA! 

Nossa missão, enquanto centro de medicina clínica e do esporte, é garantir a segurança de todos os praticantes de atividades físicas. E isso significa conhecer os limites de cada indivíduo que passar por aqui.

“Mas como fazer isso?”

 

Através da ERGOESPIROMETRIA!

Também chamada de teste cardiopulmonar do esforço, ela quem verifica o esforço máximo do corpo, sob monitorização eletrocardiográfica e controle dos gases respiratórios, o oxigênio e gás carbônico.

Os objetivos do teste são:

  1. Verificar a segurança na realização de exercícios de alta intensidade, observando as possíveis alterações de ritmo ou isquêmicas do coração.
  2. Perceber como andam as partes respiratórias e metabólicas, detectando o VO2 máximo, ou seja, a maior quantidade de oxigênio que o nosso corpo consegue consumir para produzir energia, e os limiares, que são importantes referências para prescrição do treinamento.

 

Com esse exame em mãos, o treinador (não só de corrida, mas de qualquer outro tipo de atividade) pode indicar um treino com mais eficiência e resultado, por conhecer de forma exata o seu limiar anaeróbio e o seu ponto de compensação respiratória. 

 

E aí? Bateu a curiosidade para descobrir o seu limite? 

Agenda sua ergoespirometria no link abaixo e venha tirar a prova!

 

AGENDE SUA CONSULTA