O exame de bioimpedância foi desenvolvido para ser um instrumento fácil, prático e seguro para a avaliação da composição corporal dos pacientes. Hoje é aceito como o método de mais fácil aquisição e cientificamente comprovado para esta avaliação.
A técnica é realizada em balanças específicas, que induzem uma pequena corrente elétrica alternada indolor. Essa corrente percorre os tecidos do corpo, e através da diferença na resistência da condução entre os diferentes tecidos, estima os valores de:
- água corporal
- tecido ósseo
- massa gorda
- massa magra
- gordura visceral.
A bioimpedância já foi estudada e validada como um método eficaz na avaliação das mudanças da composição corporal de pacientes obesos que se submeteram a processos de emagrecimento ou hipertrofia.
O exame de bioimpedância é uma alternativa às medidas de dobras cutâneas (que avalia a espessura entre duas camadas de pele e a gordura subcutânea adjacente), que demoram muito tempo, possuem pouca praticidade, e, principalmente, variam muito de um examinador para o outro.
A bioimpedância não depende de um operador, é um exame rápido e de fácil aquisição, e nem precisa ser solicitado por um profissional de saúde: o próprio paciente pode realizá-lo quando quiser, para o acompanhamento da sua composição corporal e evolução física.
Mas o que é a composição corporal?
Imagine duas pessoas que pesam 100kg e medem 1,75m. Um é obeso e sedentário, e o outro é atleta de fisiculturismo. Percebe que eles possuem o mesmo peso e a mesma altura, e, consequentemente, o mesmo IMC?
Como podemos diferenciá-los? É exatamente isso que é a composição corporal. Não é difícil de imaginarmos que o obeso possui uma maior quantidade de gordura corporal (massa gorda), menos músculo e consequentemente um maior percentual de gordura.
Já o atleta de fisiculturismo possui uma maior quantidade de músculos (massa magra) e um baixo percentual de gordura corporal.
Existem contraindicações para a bioimpedância?
O exame de bioimpedância é totalmente seguro e não tem nenhum tipo de contraindicações. No entanto, vale observar que mulheres grávidas ou menstruadas podem apresentar alterações no resultado, por conta do aumento de peso e presença do feto durante a gestação e a retenção de líquidos durante a menstruação.
Como se preparar para o exame de bioimpedância
Para garantir um resultado preciso, é recomendável que o paciente esteja em jejum por, pelo menos, duas horas antes da realização do exame e não tenha realizado exercício físico nas últimas 12 horas. Além disso, é importante não portar nenhum metal no corpo e ser pesado apenas com roupas íntimas ou de banho.
O que fazer com o seu resultado?
Depois de realizar o exame, você conhecerá intimamente os seus níveis de água corporal, massa gorda, massa magra e gordura visceral. O melhor é encaminhar os seus resultados a um nutricionista e médico do esporte.
A partir dessas informações, os profissionais será capazes de traçar estratégias otimizadas para o paciente melhorar a sua alimentação e recomendar práticas de exercícios, de acordo com os seus objetivos.
A ProSport conta com a bioimpedância InBody 370, uma balança altamente tecnológica e que permite alta confiabilidade em seus resultados.
Que tal agendar o seu exame de bioimpedância com a gente? Basta clicar no link abaixo: