Blog

Doutor eu vim pra fazer um check-up!

Todos os dias atendo pacientes no meu consultório querendo fazer exames de rotina para saber se está tudo bem.

Na minha consulta deixo bem claro aos pacientes que os eventos cardiovasculares ocorrem de forma aguda e imprevisível. Um etilista, com alto grau de gordura abdominal e tabagista, pode infartar a qualquer momento.

A saúde do seu coração depende de fatores ligados ao seu dia a dia.

Mesmo com a rotina laboratorial mostrando boas taxas de colesterol e glicose? Mesmo com exame físico e eletrocardiograma normais? Mesmo com uma prova funcional como um teste ergométrico negativo? O infarto e o AVC podem ocorrer? CLARO! Não só podem como é provável que ocorra nesses indivíduos! O tabagismo, obesidade visceral e etilismo trazem alto grau de imprevisibilidade.

O verdadeiro check-up tem que ser feito dentro da sua casa. Com mudanças de seus hábitos de vida, para promover e aumentar a sua saúde e reduzir seu risco cardiovascular.

Tornar a atividade física um hábito é ponto essencial para a saúde do seu coração.

Uma limpeza na sua dieta, cortando produtos industrializados e ricos em gordura trans ou carboidratos simples (açúcar e farinha branca), cessação do tabagismo e do consumo de álcool, prática regular de exercício físico, são capazes de reduzir o risco de eventos, e sem utilizar qualquer medicação. Esse deveria ser seu real “check-up”!
.
NÃO BRINQUE COM O SEU CORAÇÃO!