Blog

5 dicas imperdíveis para viagem de fim de ano

 

Se você vai fazer uma viagem de fim de ano, provavelmente vai preparar tudo: comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas. Mas, e a saúde, como fica? Nessa época a gente acaba esquecendo dessa parte.

Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas para você aproveitar as férias, o calor e as festas de fim de ano sem deixar a saúde de lado. Confira!

Na hora de comer

Com as festas de fim de ano, acabamos exagerando um pouco nas comemorações. Assim, o ideal é que nos demais dias você tente equilibrar sua alimentação, evitando o consumo em excesso de frituras, doces e bebidas alcoólicas.

Outra dica importante é consumir alimentos que contenham muita água como frutas em geral, assim você se alimenta bem e ainda fica hidratado. E beba bastante água.

Na hora de passear

Seja para ir à praia, piscina e cachoeira ou até mesmo ao dar uma voltinha, lembre-se sempre do filtro solar. Manter a pele protegida, principalmente nessa época, é essencial para evitar problemas futuros como o câncer.

Além do protetor, leve sempre outros itens como chapéu, boné e óculos de sol. Eles também auxiliam na sua proteção.

Na hora de lazer

Que tal trocar o passeio de carro pela bicicleta ou ir a pé? E se ao invés de ficar de bobeira na praia ou no clube, você nadar, pelo menos, 30 minutinhos? Além ser bom para sua saúde, ainda queima calorias.

Aproveite as férias para praticar uma atividade física que te traga prazer. Seja correr no parque, fazer uma trilha ou sair para dançar. O importante é manter o corpo em movimento!

Na hora de dormir

Evite mudar bruscamente sua rotina. Seu corpo não entende que você está de férias. Então, noites seguidas sem um bom sono podem alterar a liberação de hormônios relacionados ao humor e fome.

Além disso, dormir bem é essencial para recarregar as energias e curtir sua viagem de fim de ano. Dessa forma você não volta para casa mais cansado do que quando foi.

O tempo todo

Aproveite cada momento, sem exagero, mas, também, sem se censurar. Afinal, essa é aquela época do ano em que podemos nos permitir. Use o mindfulness a seu favor e se divirta sem pensar nas preocupações que deixou para trás.

Cuidar da saúde também é cuidar da mente. Então, nada de levar para a viagem problemas no trabalho ou deixar um imprevisto ou outro te estressar. Lembre-se que você está de férias!

Sair da rotina e curtir o fim de ano é legal, mas não podemos esquecer dos cuidados pessoais, afinal, seu corpo sente as alterações e, se você exagerar, ele vai acabar “reclamando” e demorando a voltar ao ritmo habitual. Saúde em primeiro lugar sempre!

viagem de fim de ano

Leia também

Atividade Física pode reduzir 13 tipos de câncer.

Como escolher uma clínica de qualidade?

Afinal, o que é lesão?