Blog

Desempenho e saúde na prática esportiva através da alimentação

Quem pratica atividades físicas com regularidade sabe que é de fundamental importância
priorizar a alimentação.

Qualidade de vida, melhora do desempenho, aumento do rendimento, maior energia para as células, melhor recuperação do músculo, reposição dos estoques de glicogênio, redução dos riscos de lesões e fortalecimento da imunidade são alguns dos objetivos que fazem parte da vida de um esportista. E para todos eles, a alimentação é um item fundamental.

O nutricionista é o profissional habilitado para orientar o esportista com um Plano Alimentar Individualizado.

O que ingerimos tem impacto sobre o humor, sobre o comportamento e também sobre o envelhecimento celular. Um aporte nutricional ótimo, associado a uma reposição adequada de alimentos fontes de antioxidantes, compostos bioativos e fitoquímicos, sem dúvida faz toda a diferença na saúde, qualidade de vida e no rendimento esportivo.

A alimentação durante a prática esportiva também faz parte do Plano Alimentar orientado pela nutricionista.

Nesse contexto, o nutricionista tem o desafio de ajustar a alimentação e corrigir as suas possíveis falhas e detectando as necessidades e as demandas exigidas no exercício. Através de um plano alimentar personalizado e de estratégias adaptadas a cada caso, é possível ter o controle sobre uma das variáveis de grande importância em um programa de treinamento: a
alimentação. Portanto, deve-se considerar a nutrição como um dos fatores essenciais para garantir o melhor desempenho e a saúde do esportista.

Renata Mosqueira – Nutricionista Clínica e Esportiva – CRN 1001