Blog

Conheça a Medicina do Esporte

Não é segredo pra ninguém que nós somos apaixonados por esporte. Tanto, que tomamos a medicina do esporte como uma das nossas especialidades.

Engana-se quem pensa que a medicina do esporte é exclusividade de atletas: todos os praticantes de atividades físicas regulares podem ter o acompanhamento de um médico do esporte.

 

Assista o Dr. Marcus Abreu falando sobre a medicina do esporte em nosso Instagram!

 

Entenda quais são os principais objetivos da medicina do esporte e como ela é trabalhada na ProSport.

 

O que é a medicina do esporte?

A medicina do exercício ou do esporte é uma das especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina e tem por objetivo estudar as relações entre o exercício físico e os processos de saúde e adoecimento.

Dessa maneira, a medicina do esporte atende desde os atletas de alta performance, até os sedentários e pacientes portadores de doenças crônico-degenerativas.

 

Objetivos da medicina do esporte

Os principais objetivos da medicina do esporte são a performance e prevenção de lesões. Não se trata de perseguir marcas e deixar a saúde em segundo plano, até porque sem saúde ninguém chega ao pódio ou consegue se manter lá por muito tempo.

Por meio de uma avaliação clínica e de exames complementares, o médico do esporte pode indicar a realização de uma série de procedimentos que possibilitam que você possa atingir seus objetivos.

 

Prevenção de lesões na medicina do esporte

Quando nós falamos em prevenção de lesões dentro da medicina do esporte, é muito importante observar que não estamos falando única e exclusivamente das lesões musculares ou esqueléticas.

A prevenção de lesão é bastante ampla: ela começa desde um processo de prevenção de lesões potencialmente fatais, como a morte súbita, onde é muito importante que o médico do esporte oriente o paciente sobre a prática de exercício que seja saudável.

Esse processo leva em consideração, por exemplo, a prevenção de lesões de pele, como o câncer de pele, para aqueles indivíduos que se expõem de forma rotineira à prática esportiva em ambientes abertos, onde a exposição ao sol seja frequente, a prevenção de lesões pode ser pensada no sentido de prevenção às lesões térmicas, pelo calor e pelo frio.

Hoje, é cada vez mais comum que o indivíduo faça uma prova de rua, meia maratona, maratona, ultra maratona, triatlo, se submeter a extremos de frio e calor. Isso pode trazer uma série de consequências para aquele indivíduo, por isso, cabe à medicina do esporte minimizar os riscos que essa atividade pode oferecer.

 

Performance máxima na medicina do esporte

A performance não é simplesmente o desempenho dentro de campo ou esportivo. Nós podemos pensar na performance também como obter o máximo de benefício que o exercício pode trazer para sua saúde.

Quando nós temos um paciente cardiopata, que dentro do seu processo de reabilitação, vai passar pelo processo de exercício físico, é necessário pensar na performance desse indivíduo. Ele não vai competir com ninguém, mas precisa ter uma melhora da função do seu coração.

É papel do médico do esporte atuar o tempo do lado desse paciente juntamente de uma equipe multidisciplinar (educador físico, fisioterapeuta, nutricionista), conversando e definindo estratégias que vão ser adotadas para que o máximo de desempenho possa ser obtido.

 

Como funciona a medicina do esporte

Entre os métodos mais utilizados, estão os exames para avaliação cardiopulmonar, metabólica, hormonal e músculo-esquelética, avaliação da biomecânica do movimento, composição corporal e exames laboratoriais sobre sua saúde em geral.

O médico do esporte vai atuar também ajustando juntamente com a equipe multiprofissional aspectos relativos a sua alimentação, suplementação, qualidade do sono e repouso, estratégias individualizadas de recuperação pós treino, avaliação da carga de treinamento (se está ocorrendo em excesso ou se você pode manter a rotina de treinos), além de uma avaliação dos aspectos genéticos que influenciam no desempenho e surgimento de lesões.

 

Então se você:

  • é um atleta profissional ou recreacional;
  • joga futebol no final de semana;
  • gosta de corrida de rua, de triatlo;
  • quer ganhar algum benefício na prática da musculação;
  • é um sedentário que vai iniciar agora a prática do exercício;
  • tem alguma doença crônico-degenerativa e precisa do esporte como um coadjuvante do seu tratamento;

 

Clique no link abaixo para agendar a sua consulta e conhecer os programas multidisciplinares da ProSport:

 

QUERO MARCAR MINHA CONSULTA!