Blog

Cardiologista para atletas

 

Muita gente acha que não necessita de avaliação para atividade física. Mas se você pratica alguma atividade de forma regular, como profissional ou não, fique sabendo: você precisa de um médico cardiologista e de um médico do esporte.

Quando você começa a realizar uma atividade física com muita frequência ou intensidade é preciso fazer uma avaliação. Dela participam uma série de exames médicos, tais como o ecocardiograma, teste cardiopulmonar e a ergoespirometria. Com isso, de forma individualizada, é possível analisar os limites do seu corpo e traçar, com responsabilidade, o tipo de treino que mais combina com você.

Afinal, com o coração não se brinca! A cardiologia e a medicina do esporte são capazes de identificar problemas de saúde e oferecer a quem pratica atividades físicas um programa de tratamento e prevenção. Além disso, podem proporcionar ganhos de performance, respeitando a capacidade máxima do indivíduo e suas limitações.

Melhore sua performance com um cardiologista

Além de diagnosticar doenças do coração e tratar possíveis complicações, o suporte oferecido a atletas profissionais e amadores proporciona melhora da performance, já que os treinos evoluem de acordo com o condicionamento físico do esportista.

Suas condições serão avaliadas considerando os objetivos que almeja atingir, tipo de treinamento que realiza e intensidade das atividades. Isso contribui para elevar o potencial e a performance, sempre de maneira bem orientada e especializada.

O acompanhamento é imprescindível e, além de melhorar o desempenho, pode evitar complicações na sua saúde. Atletas de várias modalidades, independente da idade, podem apresentar alterações cardíacas que tem como primeiro sintoma a morte súbita. Portanto, é preciso ter cuidado!

Você tem um coração de atleta?

Se você encontrou um esporte que te agrada e quer se dedicar mais a ele, seja por profissão ou por diversão, sim, o cardiologista e o médico do esporte são para você.

Desta forma, o ideal é fazer uma consulta especializada antes de iniciar a atividade ou intensificar os treinos.

O controle periódico é fundamental para atingir seus objetivos e minimizar riscos. Se você quiser saber mais sobre como a cardiologia e medicina do esporte podem te ajudar, entre em contato com a gente!

Leia também…

Afinal, o que é lesão?

Como começar o preparo para uma corrida.

Ergoespirometria: entenda para que serve.