Blog

Benefícios da atividade física para a fertilidade

 

Que a prática de atividades físicas é boa para a saúde todos sabem, mas, para quem está sonhando em aumentar a família, é essencial. Isso porque os benefícios da atividade física para a fertilidade são muitos.

Muitos casais têm dificuldade de engravidar e, às vezes, buscam métodos e tratamentos complexos antes mesmo de tentar soluções simples, como mudar os hábitos, por exemplo.

Fazer exercícios auxilia o corpo a manter o equilíbrio metabólico e hormonal, além de fazer todos os sistemas trabalharem em conjunto, o que acaba influenciando, também, os órgãos reprodutores.

Benefícios para fertilidade masculina

A prática de atividades físicas está diretamente ligada à integridade do sêmen, já que aprimoram o fluxo sanguíneo e a chegada de oxigênio à região dos testículos. Além disso, controla a produção de radicais livres que, em excesso, podem degenerar a zona.

Um estudo da Universidade Justus-Liebig, na Alemanha, mostrou que a mobilidade e o formato dos espermatozoides haviam melhorado entre os homens que fazer exercícios físicos de intensidade moderada gerou efeitos mais positivos.

Benefícios para fertilidade feminina

Já para as mulheres, acrescentar uma caminhada leve ao dia a dia pode melhorar a fertilidade e fazer atividades físicas moderadas ajuda a diminuir o tempo para engravidar. É o que dizem cientistas da Boston University School of Public Health, nos Estados Unidos.

Eles também afirmam que fazer exercícios vigorosos cinco ou mais horas na semana diminui a probabilidade de engravidar, exceto para mulheres com sobrepeso ou obesos. Lembrando que estar acima do peso é um fator de risco para a infertilidade.

Exercícios físicos mais indicados

Tanto homens quanto mulheres precisam tomar conta da saúde se planejam ter filhos sem a ajuda de um tratamento para engravidar, como inseminação artificial.

Uma vida ativa reduz taxas de colesterol, diminui a pressão arterial e limita os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

Além disso, é comprovado que praticar um esporte regularmente aumenta a libido, o que, obviamente, contribui para aumentar as chances de ter um bebê.

fertilidade e exercicio fisico

Leia também…

Cardiologistas para atletas profissionais e amadores.

Como começar o preparo para uma corrida.