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Ano novo, metas novas

O final de ano é sempre marcado por um período de reflexão sobre o ano que passou e por escolhas de novas metas.

Um momento em que paramos para analisar os planos que não deram certo, o que foi possível executar e o que ocorreu de forma inesperada. Essa é a hora que costumamos fazer novos planos e estabelecemos metas para o ano que vai começar.

Nesse contexto, a alimentação, o exercício físico, os cuidados com a saúde, uma vida mais saudável e menos estressante fazem parte das metas e promessas mais freqüentes de fim de ano.

Para te ajudar a alcançar os seus planos, selecionei algumas dicas:

– Lembre-se de que é importante traçar metas possíveis e que se encaixam na sua rotina;

– Tenha foco e motivação para não desistir no meio do caminho;

– Evite uma cobrança excessiva que, muitas vezes, seguem com frustração e sensação de fracasso;

– Os planos não concretizados devem ser revistos de forma tranqüila, identificando as dificuldades e as falhas;

– Para qualquer mudança é preciso persistência;

– Coloque pequenas metas relacionadas à sua alimentação, para serem cumpridas por 21 dias. Insista em cada aspecto que deseja modificar. Após esse período, o cérebro terá maior facilidade para registrar a mudança e incorporar como novo hábito;

– Não busque atingir o peso ideal em pouco tempo. Quando você elimina o peso gradativamente, a probabilidade de mantê-lo é muito maior;

– Torne-se consciente das suas emoções e aprenda a fazer melhores escolhas alimentares;

– Reconheça os sinais de fome e saciedade, entendendo o seu comportamento em relação à alimentação;

– Coma com atenção plena, não realizando outra tarefa nesse momento. Esteja totalmente presente;

– Avalie o tamanho das suas porções, colocando menos quantidades no prato;

– Coma mais verduras. Comece com pequenas quantidades aumentando gradativamente até se tornar um hábito;

– Beba mais água, tome pelo menos oito copos por dia;

– Siga uma alimentação o mais natural possível. Evite os produtos industrializados que possuem corantes, conservantes e altas quantidades de sódio;

– Coma 2 a 3 porções de frutas diariamente;

– Aprenda a cozinhar e faça receitas saudáveis e de fácil preparo. Assim é possível se sentir mais perto de um estilo de vida saudável ;

– Não consuma sal em excesso. Use mais ervas aromáticas no preparo dos alimentos, como: orégano, manjericão, salsa, alecrim, coentro;

– Evite alimentos feitos com farinhas refinadas. Dê preferência aos alimentos integrais que contém mais vitaminas e nutrientes naturais preservados;

– Vá à feira com mais freqüência. Assim é possível comprar frutas e vegetais frescos, da época e mais nutritivos.

Mude uma coisa de cada vez e vá incorporando os novos hábitos aos poucos. O mais importante é saber que teremos um ano totalmente novo, com novas perspectivas e possibilidades. E, porque não, com as velhas metas e sonhos especialmente reformulados.

Um Feliz e saudável Novo Ano!

Por Renata Mosqueira

Nutricionista

 

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