Blog

10 benefícios da corrida para saúde física e mental

 

Os benefícios da corrida para saúde física e mental são inúmeros. Pois é! Correr ajuda a emagrecer, a ter uma vida mais longa, aumenta a autoestima e te deixa mais feliz. Por isso, hoje te damos alguns motivos para você começar a correr já!

Benefícios da Corrida

1 – Emagrecimento

A corrida é um esporte que exige a participação de todo o corpo, envolvendo grandes grupos musculares, por isso, com o tempo você acaba reduzindo a gordura corporal e aumentando o volume de massa magra.

2 – Faz bem para pele

Isso mesmo! A corrida é excelente para estimular a produção de colágeno, substância responsável pela elasticidade da pele, tônus muscular e saúde dos cabelos. E, assim, retardar o envelhecimento.

3 – Aumenta a autoestima

Com a prática regular de corrida, seu corpo acaba se transformando e, consequentemente, você fica mais motivado e confiante.

4 – Relacionamentos Sociais

Outro bom efeito do aumento da autoestima é que, com isso, você se sente mais estimulado a fazer as coisas, sair e interagir, fazendo com que sua vida social seja melhor.

5 – Fortalece os ossos

Ao correr, você estimula a formação de massa óssea, o que ajuda a prevenir doenças como a osteoporose, por exemplo.

6 – Deixa a mente sã

A corrida pode ajudar a aliviar o estresse, melhorar a qualidade do sono e ainda no controle de doenças como a depressão, já que libera endorfina e dopamina, hormônios responsáveis pelo bem-estar.

7 – Aumenta sua força

Correr deixa você mais forte, uma vez que fortalece músculos inferiores como coxas e pernas, além dos glúteos. Abdómen e braços também são beneficiados pelo exercício.

8 – Adeus vícios

A prática de corrida pode ser uma ótima substituição para vícios como tabagismo, álcool ou drogas, já que também estimula a liberação de dopamina, hormônio ligado à sensação de recompensa.

9 – Ajuda o cérebro

Estudos recentes comprovaram a relação entre correr regularmente e o aumento da capacidade de concentração e melhora da memória.

10 – Reduz o risco de infartos

Ao correr você aumenta sua capacidade cardiorrespiratória, reduz a variação da pressão arterial e ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração e reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares.

Viu como a corrida pode fazer bem não só para seu corpo, como, também, para sua mente?! Nesse post aqui te mostramos o que fazer antes de começar a correr. E aí, partiu corrida?

Veja também

Curso V.E.T.O.R 3D Biomecânico.

Como a Estética melhora a Qualidade de Vida.

Os melhores exercícios para a terceira idade.